Falha conectar banco de dados oracle 11g (MV) no Power BI Desktop
Citação de Marcos Soares em 28/12/2022, 14:04Olá, pessoal. Compartilhar com vocês um erro que aconteceu comigo, onde ao conectar o banco de dados Oracle 11g do sistema MV ao Power BI, recebi mensagem de falha. Deixo abaixo detalhes do erro.
MENSAGEM DE ERRO
O provedor recomendado ('Oracle.DataAccess.Client') não está instalado. Você pode continuar com o seu provedor atual, porém ele foi preterido e pode não funcionar corretamente.
Encontramos um erro ao tentar conectar.
Detalhes: "Ocorreu um erro ao ler dados do provedor: 'O provedor que está sendo usado está obsoleto: 'System.Data.OracleClient'.
Visite https://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkID=272376 para instalar o provedor suportado.'"
CORREÇÃO
Inicialmente verifique se seu Power Bi Desktop foi instalado via Microsoft Store. Se sim, reinstale o programa diretamente via diretório na página oficial.
Se o erro continuar, se faz necessário instalar um client oracle para efetuar a conexão. Deixo abaixo link e arquivo no qual deve ser feito o download. Para instalação, basta apenas seguir next até o fim do processo. Tive que instalar esse ODAC 12c mesmo o meu ambiente estar no 11g.
Detalhe importante: No meu PC instalei a versão 64bits do Power BI, portanto tenho que instalar o Client também de 64bits. Caso utilizar o Power BI 32bits, você deve instalar um outro client que seja 32bits.
https://www.oracle.com/database/technologies/odac-downloads.html
Após instalação, copie o arquivo TNSNAMES.ORA para a pasta product\12.2.0\client_1\Network\Admin\Sample. Reinicie a máquina e teste novamente.
Deixo abaixo links que me ajudaram a corrigir o problema.
https://community.powerbi.com/t5/Desktop/Oracle-DataAccess-Client-installed-but-PowerBI-says-Otherwise/m-p/868201
https://www.youtube.com/watch?v=ClBQ3_p7T_A
Espero que lhe seja útil.
Olá, pessoal. Compartilhar com vocês um erro que aconteceu comigo, onde ao conectar o banco de dados Oracle 11g do sistema MV ao Power BI, recebi mensagem de falha. Deixo abaixo detalhes do erro.
MENSAGEM DE ERRO
O provedor recomendado ('Oracle.DataAccess.Client') não está instalado. Você pode continuar com o seu provedor atual, porém ele foi preterido e pode não funcionar corretamente.
Encontramos um erro ao tentar conectar.
Detalhes: "Ocorreu um erro ao ler dados do provedor: 'O provedor que está sendo usado está obsoleto: 'System.Data.OracleClient'.
Visite https://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkID=272376 para instalar o provedor suportado.'"
CORREÇÃO
Inicialmente verifique se seu Power Bi Desktop foi instalado via Microsoft Store. Se sim, reinstale o programa diretamente via diretório na página oficial.
Se o erro continuar, se faz necessário instalar um client oracle para efetuar a conexão. Deixo abaixo link e arquivo no qual deve ser feito o download. Para instalação, basta apenas seguir next até o fim do processo. Tive que instalar esse ODAC 12c mesmo o meu ambiente estar no 11g.
Detalhe importante: No meu PC instalei a versão 64bits do Power BI, portanto tenho que instalar o Client também de 64bits. Caso utilizar o Power BI 32bits, você deve instalar um outro client que seja 32bits.
https://www.oracle.com/database/technologies/odac-downloads.html
Após instalação, copie o arquivo TNSNAMES.ORA para a pasta product\12.2.0\client_1\Network\Admin\Sample. Reinicie a máquina e teste novamente.
Deixo abaixo links que me ajudaram a corrigir o problema.
Espero que lhe seja útil.
Citação de Marcos Soares em 28/12/2022, 14:26@ricardo-caetano, pode ser que lhe ajude.
@ricardo-caetano, pode ser que lhe ajude.